top of page

Region Liqası - A terceira divisão do futebol azerbaijano



Qual é a região liqası e por que é importante para o futebol do Azerbaijão?




A região liqası, que significa liga regional no Azerbaijão, é a terceira divisão do futebol no sistema da liga de futebol do Azerbaijão. É administrado pela Associação das Federações de Futebol do Azerbaijão (AFFA), que é o órgão dirigente do futebol no Azerbaijão. A região liqası foi fundada em 2017 como uma forma de oferecer mais oportunidades e exposição para times amadores e semiprofissionais e jogadores de diferentes regiões do Azerbaijão. A região liqası é importante para o futebol do Azerbaijão porque ajuda a desenvolver talentos locais, promover o futebol de base, aumentar a competitividade e promover a identidade e o orgulho regional.


A história e o formato da região liqası




Como e quando a região liqası começou?




A ideia de criar uma liga regional no Azerbaijão foi proposta pela primeira vez pela AFFA em 2016, como parte de seu plano estratégico para melhorar a qualidade e a quantidade do futebol no Azerbaijão. A AFFA queria criar uma plataforma para equipes amadoras e semiprofissionais de diferentes regiões competirem entre si, bem como fornecer um caminho para a promoção a níveis mais altos do futebol. A primeira temporada da região liqası foi lançada em 2017, com 32 times participantes de cinco zonas: Capital e Norte, Noroeste e Oeste, Centro, Sul e Nakhchivan.




region liqası




Quantas equipes participam e como elas são divididas em zonas?




O número de times participantes na região liqası varia de temporada para temporada, dependendo do interesse e disponibilidade de times de diferentes regiões. Na atual temporada 2021-22, existem 32 times divididos em cinco zonas, com cada zona tendo de seis a oito times. As zonas são baseadas na proximidade geográfica e nas divisões administrativas. As zonas são as seguintes:


ZonaEquipes


capital e norteIrevan FK, ICBFA, Davam Baku, Shirvanovka FK Qusar, Qusar FK, Shahdag Quba, Jabrayil FK, Dirchelis FK Baku


Noroeste e OesteEnergetik PFK Mingachevir, Göyazan PFK Qazakh, Agstafa FK Agstafa, Qoshqar Ganja, Shaki FC Shaki, Ganja Ganja, Karvan FK Yevlakh


CentroAgsu City Agsu, Saatly Araz Saatly, Imishli FC Imishli, Mil Beylagan Beylagan, Fuzuli Fuzuli, Ismayilli Ismayilli


Como funciona o sistema de promoção e rebaixamento?




A região liqası opera um sistema de promoção e rebaixamento com a segunda divisão do futebol do Azerbaijão, que é o Birinci Dasta (Primeira Divisão). As duas primeiras equipes de cada zona da região liqası se classificam para os play-offs de promoção, onde se enfrentam em um único formato round-robin. As duas primeiras equipes dos play-offs são promovidas ao Birinci Dasta, enquanto as duas últimas equipes são rebaixadas para a região liqası. Da mesma forma, os dois últimos times de cada grupo do Birinci Dasta são rebaixados para a região liqası, enquanto os dois primeiros times de cada zona da região liqası são promovidos ao Birinci Dasta.


Os benefícios e desafios da região liqası




Como a região liqası ajuda a desenvolver talentos locais e promover o futebol de base?




A região liqası é uma plataforma vital para desenvolver talentos locais e promover o futebol de base no Azerbaijão. Ao oferecer mais oportunidades e exposição para times amadores e semiprofissionais e jogadores de diferentes regiões, a região liqası ajuda a nutrir e mostrar o potencial e a diversidade do futebol do Azerbaijão. A região liqası também ajuda a criar uma cultura e comunidade de futebol em várias partes do Azerbaijão, onde as pessoas podem se divertir e apoiar seus times e jogadores locais. A região liqası também serve como um sistema de alimentação para níveis mais altos de futebol, onde jogadores talentosos podem ser observados e recrutados por clubes maiores.


Quais são algumas das dificuldades e obstáculos que a região liqası enfrenta?




A região liqası também enfrenta algumas dificuldades e obstáculos que impedem seu crescimento e desenvolvimento. Alguns desses desafios incluem:


  • Falta de financiamento e recursos: Muitas equipes na região liqası lutam para cobrir suas despesas e manter suas instalações e equipamentos. Eles também carecem de treinamento adequado e equipe técnica, suporte médico e técnico, transporte e acomodação.



  • Falta de cobertura da mídia e conscientização pública: A região liqası recebe pouca atenção e reconhecimento da grande mídia e do público em geral. Muitas pessoas desconhecem a existência e a importância da região liqası e não seguem ou apoiam seus times e jogadores.



  • Falta de competitividade e qualidade: A região liqası sofre com uma grande lacuna de desempenho e qualidade entre suas equipes e jogadores. Algumas equipes dominam suas zonas, enquanto outras lutam para competir. Alguns jogadores são altamente qualificados e experientes, enquanto outros são inexperientes e pouco profissionais. Isso afeta a atratividade e emoção das partidas e da liga como um todo.



Como a região liqası se compara a outras ligas semelhantes no mundo?




A região liqası é semelhante a outras ligas regionais do mundo, como a Regionalliga na Alemanha, o National League System na Inglaterra ou a Tercera División na Espanha. Essas ligas também são ligas de terceiro nível ou de nível inferior que consistem em várias divisões ou grupos regionais. Eles também servem como uma ponte entre o futebol amador e o profissional e como uma plataforma para desenvolver talentos locais e promover o futebol de base. No entanto, essas ligas têm mais história, popularidade e prestígio do que a região liqası, pois foram estabelecidas por períodos mais longos, têm mais times e jogadores, têm mais cobertura da mídia e conscientização pública e produziram clubes e estrelas mais famosos.


O futuro e as perspectivas da região liqası




Quais são algumas das metas e planos da AFFA para melhorar a região liqası?




A AFFA tem algumas metas e planos para melhorar a região liqası em um futuro próximo. Algumas dessas metas e planos são os seguintes:


  • Aumentar o número e a qualidade dos times e jogadores: o AFFA visa atrair mais times e jogadores para ingressar na região liqası, especialmente de regiões e grupos sub-representados. A AFFA também visa melhorar os padrões e o profissionalismo das equipes e jogadores, fornecendo mais treinamento, educação e suporte.



  • Aumentar o financiamento e os recursos: A AFFA visa garantir mais financiamento e recursos para a região liqası, buscando patrocínio, parceria e investimento de várias fontes. A AFFA também visa distribuir o financiamento e os recursos de forma mais justa e eficiente entre as equipes e jogadores.



  • Aumentar a cobertura da mídia e a conscientização do público: o AFFA visa aumentar a cobertura da mídia e a conscientização do público da região liqası, criando mais conteúdo, plataformas e canais para promover e transmitir as partidas e a liga. A AFFA também visa aumentar a conscientização pública da região liqası, organizando mais eventos, campanhas e atividades para envolver e educar os torcedores e partes interessadas.



  • Aumentar a competitividade e qualidade: AFFA visa aumentar a competitividade e qualidade da região liqası, introduzindo mais incentivos, recompensas e reconhecimento para as equipes e jogadores. A AFFA também visa aumentar a qualidade da região liqası, implementando mais regulamentos, padrões e critérios para garantir jogo limpo, segurança e integridade.



Quais são algumas das histórias de sucesso e conquistas dos times e jogadores da região liqası?




A região liqası produziu algumas histórias de sucesso e conquistas para suas equipes e jogadores. Algumas dessas histórias de sucesso e conquistas são as seguintes:


  • Algumas equipes foram promovidas a níveis mais altos do futebol, como o Irevan FK, que foi promovido ao Birinci Dasta em 2019 após vencer os play-offs da região liqası.



  • Alguns jogadores foram observados e recrutados por clubes maiores, como Elvin Mammadov, que foi contratado pelo Qarabag FK em 2018 depois de impressionar com o ICBFA na região liqası.



  • Algumas equipes conquistaram taças ou troféus regionais ou nacionais, como o Agsu City, que conquistou a Copa do Azerbaijão em 2020 após vencer o Sumgayit FK na final.



  • Alguns jogadores representaram sua seleção nacional ou receberam prêmios ou homenagens individuais, como Nurlan Novruzov, que foi internacional pelo Azerbaijão em 2019 depois de marcar 18 gols pelo Qusar FK na região liqası.



Quais são algumas das expectativas e esperanças dos fãs e partes interessadas para a região liqası?




Os fãs e partes interessadas da região liqası têm algumas expectativas e esperanças para o futuro da liga. Algumas dessas expectativas e esperanças são as seguintes:


  • Os torcedores esperam que a região liqası continue a crescer e se desenvolver e proporcione mais entretenimento e emoção para eles. Eles também esperam que suas equipes e jogadores locais tenham um bom desempenho e alcancem seus objetivos.



  • As partes interessadas esperam que a região liqası contribua para o desenvolvimento e melhoria do futebol do Azerbaijão e forneça mais oportunidades e benefícios para eles. Eles também esperam que seus investimentos e recursos sejam usados com sabedoria e eficácia pelas equipes e jogadores.



Conclusão




A região liqası é uma liga regional que é a terceira divisão do futebol no sistema de ligas de futebol do Azerbaijão. Foi fundada em 2017 pela AFFA para oferecer mais oportunidades e exposição para equipes e jogadores amadores e semiprofissionais de diferentes regiões do Azerbaijão. A região liqası é importante para o futebol do Azerbaijão porque ajuda a desenvolver talentos locais, promover o futebol de base, aumentar a competitividade e promover a identidade e o orgulho regional.A região liqası tem alguns benefícios e desafios, bem como algumas metas e planos para melhorar seu futuro. A região liqası também produziu algumas histórias de sucesso e conquistas para suas equipes e jogadores, e tem algumas expectativas e esperanças de seus torcedores e partes interessadas. A região liqası é uma liga valiosa e promissora que merece mais reconhecimento e apoio da comunidade de futebol do Azerbaijão e além.


Você segue ou apoia algum time ou jogador da região liqası? Se sim, quem são eles e por que você gosta deles? Se não, você gostaria de aprender mais sobre eles e assistir suas partidas? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!


perguntas frequentes




Qual é a diferença entre a região liqası e o Birinci Dasta?




A região liqası é a terceira divisão do futebol no Azerbaijão, enquanto o Birinci Dasta é a segunda divisão. A região liqası consiste em cinco zonas com seis a oito times cada, enquanto o Birinci Dasta consiste em dois grupos com 14 times cada. As duas primeiras equipes de cada zona da região liqası se qualificam para os play-offs de promoção, enquanto as duas últimas equipes de cada grupo do Birinci Dasta são rebaixadas para a região liqası. As duas primeiras equipes dos play-offs são promovidas ao Birinci Dasta, enquanto as duas últimas equipes são rebaixadas para a região liqası.


Como posso assistir aos jogos da região liqası?




Os jogos da região liqası não são transmitidos na TV ou online, mas você pode acompanhá-los no site oficial do AFFA ou nas redes sociais . Você também pode visitar os estádios ou campos onde as partidas são disputadas, se estiverem perto de sua localização. Os ingressos geralmente são baratos ou gratuitos, e você pode aproveitar a atmosfera e torcer pelo time local.


Quem são alguns dos melhores jogadores da região liqası?




Alguns dos melhores jogadores da região liqası são:


  • Nurlan Novruzov: Ele é um atacante que joga no Qusar FK na Capital e Zona Norte.Ele marcou 18 gols em 16 partidas na temporada 2019-20, tornando-se o artilheiro da liga. Ele também fez sua estreia pelo Azerbaijão em 2019.



  • Elvin Mammadov: Ele é um meio-campista que joga no Qarabag FK na Premier League do Azerbaijão. Ele começou sua carreira no ICBFA na região liqası, onde impressionou com suas habilidades e criatividade. Ele foi contratado pelo Qarabag FK em 2018 e desde então se tornou titular regular e favorito dos torcedores.



  • Agsu City: É um time que joga na zona central da região liqası. Eles fizeram história em 2020 ao vencer a Copa do Azerbaijão, tornando-se o primeiro time da região liqası a fazê-lo. Eles venceram o Sumgayit FK na final, depois de derrotar vários times de primeira linha ao longo do caminho.



Como posso participar ou apoiar uma equipe na região liqası?




Se você estiver interessado em ingressar ou apoiar uma equipe na região liqası, entre em contato diretamente com a AFFA ou com a equipe para obter mais informações e requisitos. Você também pode visitar seus sites ou contas de mídia social para saber mais sobre sua história, conquistas e objetivos. Você também pode doar ou patrocinar se tiver os meios e o desejo de fazê-lo.


Quais são algumas das rivalidades e clássicos na região liqası?




Algumas das rivalidades e derbies na região liqası são:


  • Irevan FK vs ICBFA: Esta é uma rivalidade entre duas equipes de Baku, capital do Azerbaijão. Ambos jogam na capital e na zona norte da região liqası e competiram várias vezes pelo primeiro lugar e pela promoção. Eles também têm estilos e filosofias de futebol diferentes, com Irevan FK sendo mais defensivo e pragmático, e ICBFA sendo mais ofensivo e extravagante.



  • Ganja x Qoshqar: Este é um derby entre duas equipes de Ganja, a segunda maior cidade do Azerbaijão. Ambos jogam nas zonas noroeste e oeste da região liqası e têm uma longa história e tradição no futebol.Eles também têm bases de fãs e culturas diferentes, com Ganja sendo mais popular e estabelecido, e Qoshqar sendo mais apaixonado e leal.



  • Agsu City x Saatly Araz: Esta é uma rivalidade entre duas equipes da zona Centro da região liqası, que alcançaram feitos notáveis nos últimos anos. O Agsu City conquistou a Copa do Azerbaijão em 2020, enquanto o Saatly Araz chegou às semifinais da mesma competição em 2019. Eles também têm pontos fortes e fracos diferentes, sendo o Agsu City mais equilibrado e consistente, e o Saatly Araz mais imprevisível e explosivo.



0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page